quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Cajamar realiza a 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - 2º dia de discussões

No dia 28 de outubro, o dia do funcionário público foi comemorado a altura, pois 70 pessoas da área educacional e da sociedade civil reuniram-se para debater e propor emendas em cada um dos eixos das CONAE/2018.
Credenciamento da conferência


Os trabalhos iniciaram-se às 9h30, com todos os participantes sendo agraciados com a apresentação cultural realizada pela EMEB Veneranda de Freitas Pinto. O Professor Tiago, de Educação Física, realizou um trabalho com seus alunos de capoeira, dança e circo. Os resultados alcançados, a satisfação por este projeto e o empenho de cada criança e adolescente qualificaram este trabalho que foi apresentado a todos na abertura do 2º dia da conferência.

                                                 Professor de Educação Física Tiago, EMEB Veneranda


Apresentação de capoeira


Apresentação de dança

 
Apresentação do circo

Com um dia intenso de trabalho e tendo como objetivo participar e contribuir com o cenário estadual e nacional, as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação de Cajamar constituiu-se como um dos aspectos discutidos neste dia de conferência. O Plano Municipal de Educação de Cajamar possui 14 metas a serem alcançadas durante a vigência deste documento com força de lei que vai de 2015 até 2025. Essas metas foram alocadas dentro dos eixos discutidos a partir do documento referência da CONAE, sendo eles:

I - O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;
II - Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;
III - Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;
IV - Planos decenais, SNE e democratização da educação: acesso, permanência e gestão;
V - Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;
VI - Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;
VII - Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;
VIII - Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

            No período da manhã, foram realizadas as discussões em cada eixo que teve um coordenador, um relator e um secretário responsáveis pela condução das discussões que, junto aos participantes, propuseram emendas aditivas, supressivas, substitutivas e novas emendas no Documento Referência da CONAE. Equipe que conduziu as discussões e realizou o levantamento das emendas.
 
                 Osana e Fábio                                 Lenenira, Marli e Fernanda

 
Flávia, Vanessa e Valdirene                         Ronivon, Rafaela e Carlos Adriano

 
Fátima, Clara e Diones                                  José Carlos, Eunice e Marciana

 
Marcelo, Elenice e Luciana                            Karina e Vanuza 

Flávia

Os participantes das discussões tiveram vez e voz em suas colocações e proposições acerca da qualidade da educação municipal.
 

 
Representes da sociedade civil e da área educacional participaram das discussões em cada eixo

Para que essa organização fosse possível, o FME contou com uma equipe de apoio composta por membros do fórum e funcionários da Diretoria de Educação que, com muito empenho e dedicação, contribuiu com a boa organização do evento.

 

 
Equipe de apoio e membros do FME

O momento do almoço contou com a interação entre todos os participantes e a preparação para a plenária final...
 
O almoço
As merendeiras Selma e Edna que, com muito carinho, fizeram um almoço delicioso
 Após o almoço oferecido pela Diretoria de Educação a todos os participantes da conferência, foi possível assistir a apresentação cultural da EMEB Victor Henrique Costa Possebon com o título "Do nada acontece a palhaçada". As crianças da Fase V, as gestoras Flávia e Simone, a professora Ana Lúcia e o monitor José mostraram para todos o quanto que a ingenuidade, a beleza e a delicadeza da infância são capazes de deixar transparecer que a essência humanizadora é a virtude mais importante que qualquer pessoa pode ter, afinal o sorriso de uma criança e a ação do adulto compartilhando desse mundo e voltando a sua origem foi a marca dessa apresentação.
 
Apresentação das crianças da EMEB Victor
 
Apresentação das crianças da EMEB Victor

No período da tarde, houve o momento de eleição dos delegados que foi conduzido pela Coordenadora da Conferencia Maria da Cruz.
                                                         Maria da Cruz durante a eleição dos delegados 

Considerando que os membros do FME são delegados natos, os delegados eleitos que participarão das discussões na etapa intermunicipal junto aos municípios de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã são:

Representante da educação profissional
César Augusto Maia Bruel

Representante do ensino superior
Laerte Fedrigo

Representantes da educação básica
Carlos Adriano Marcondes da Silva
Clara Augusta Leite Camargo Bernardes Silva
Elenice Pereira Lima Rodrigues
Fábio Santos
Fernanda de Fátima Nogueira Santos
Lilania Alves dos Santos Mariano
Luciana Gonçalves Simões Moreira
Marcelo Aparecido da Silva
Marco Antonio de Souza Pelliciari
Maria Marciana da Silva Oliveira
Maria Mart Ferreira
Querubina Castello Ruiz
Ronivon da Costa Matos
Silma Alessandra Pereira de Oliveira
Valdicéia Moura Roque Arruda
Valdirene Batista dos Santos Alves
Valter Timóteo de Lira
Vanessa Alves da Silva

Suplentes:
Adriano de Barros Silva
Olevina de Fátima Rosa

 
                                   Delegados eleitos e natos                 Momento de votação para eleição dos delegados

Com os delegados eleitos e aclamados, iniciou-se a plenária final com as considerações dos representantes de cada eixo trazendo para o cenário as alterações que foram debatidas e realizadas em cada eixo, seguida de algumas discussões acerca dos aspectos envolvendo a ideologia de gêneros, financiamento da educação, valorização dos profissionais do magistério, qualidade do ensino oferecido e das aprendizagens construídas pelas crianças, jovens e adultos.
 
 

 
Algumas imagens da plenária final da 1ª Conferência Municipal de Educação

            Com debates aflorados e votações realizadas, Cajamar definiu as emendas que contribuirão com as proposições para a etapa intermunicipal da CONAE/2018 diante das discussões acerca dos Planos Decenais de Educação tendo sempre à frente a frase que marca a identidade do Fórum Municipal de Educação: "Por uma participação que faça diferença na qualidade da educação".

Andrea Dalcin
Coordenadora da Comissão de Mobilização e Divulgação do FME

Cajamar participa da 1ª Conferência Intermunicipal de Educação sediada pelo município de Mairiporã

Considerada o evento preparatório para a CONAE/2018, os municípios de Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã, se ...