A coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Cajamar Fernanda Barbosa de Morais e as integrantes da Equipe Técnica de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação Zilma Prota e Maria de Lourdes Moura Santos, participaram do encontro intermunicipal em Franco da Rocha, junto aos municípios de Mairiporã, Caieiras, Francisco Morato com o objetivo de dialogarem sobre a participação dos municípios vizinhos e de Cajamar na Conferência Intermunicipal.
Considerando que a conferência nacional ocorrerá no 2º semestre de 2018, o calendário orienta que os municípios se organizem para a Conferência Municipal e Intermunicipal no 2º semestre de 2017.
Durante o encontro, a Coordenadora Fernanda se posicionou dizendo que: "Não posso decidir por esta participação sozinha, pois represento um grupo de pessoas. Levarei essa discussão para o nosso próximo encontro que ocorrerá no início de agosto e darei um posicionamento depois disso", finaliza.
Esse posicionamento envolve a participação de Cajamar na Conferência Intermunicipal de Educação que, provavelmente, discutirá o monitoramento e a avaliação dos Planos Municipais de Educação.
Esse movimento em prol da educação se justifica diante do desafio que a sociedade brasileira enfrentará nos próximos anos.
O objetivo é que a os Estados, os Municípios implementem os seus planos de educação de modo a qualificar a educação a fim de que as desigualdades educacionais que marcam o país possam ser superadas. Daí todo o processo de avaliação e monitoramento que Municípios e Estados realizarão nos próximos meses e no próximo ano.
Como o Plano Municipal de Educação é um documento com força de lei, que estabelece metas para que a garantia do direito a educação de qualidade avance em relação ao patamar que se encontra, organizar um processo de monitoramento participativo é condição para que o plano saia do papel e se transforme em realidade. Sendo assim, a participação social é fator decisivo!

Nenhum comentário:
Postar um comentário