terça-feira, 22 de agosto de 2017

Monitoramento participativo: como concretizá-lo?

Processos participativos efetivos são essenciais para a qualidade educacional


Tornar os planos de educação conhecidos
: o primeiro passo para estimular a participação social no monitoramento dos Planos [Nacional, Estadual e Municipal] é torna-los conhecido por toda a sociedade. Será que em Cajamar todos conhecem o Plano Municipal de Educação?
                 
Para que isso ocorra, é necessário divulgá-los amplamente junto às creches, escolas e universidades e junto a setores da sociedade.

Nessa perspectiva podem ser utilizados diferentes meios e estratégias: folhetos, cartazes, livretos, sites, redes sociais, boletins, folders etc.

Em Cajamar esse movimento será feito pelo FME, pois pensar um Plano de Educação é olhar para a qualidade do ensino em todo o município em suas diferentes esferas.

A divulgação deverá ser reforçada anualmente para que o assunto não saia do centro da roda do debate educacional e para que outros setores da população passem a conhece-los e a participar do monitoramento de suas metas.

Nessa direção o FME não restringe a esfera educacional do município e necessita mapear os diferentes setores da sociedade a fim de organizar grandes assembleias.

Essa será uma das ações do Grupo de Trabalho da divulgação para que o Plano Municipal de Educação entre em circulação nos assuntos dos cidadãos cajamarenses.


Fonte: Monitoramento participativo: fortalecendo a gestão democrática - De olho nos planos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cajamar participa da 1ª Conferência Intermunicipal de Educação sediada pelo município de Mairiporã

Considerada o evento preparatório para a CONAE/2018, os municípios de Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã, se ...