terça-feira, 22 de agosto de 2017

Organizar e publicizar informações sobre o atendimento educacional

Para que o monitoramento participativo dos Planos de Educação e a gestão democrática se realizem plenamente é fundamental que as informações sobre a política e a situação educacional sejam disponibilizadas de forma pública, ampla e acessível para a população.

É importante não somente disponibilizar as informações, mas avançar também no tratamento, na forma como elas são apresentadas, para que as informações se tornem mais compreensíveis e amigáveis, contribuindo para o aprimoramento do controle social.

Nessa perspectiva,  a aprovação da Lei Federal 12.527/2011, a chamada Lei da Transparência e do Acesso à  informação [LAI], constitui uma grande conquista da sociedade brasileira, que pode ser acionada por qualquer cidadão. Porém, em muitos lugares da gestão educacional brasileira, ainda vigora o entendimento equivocado de que a informação pública é algo privado, sigiloso, de domínio de poucos. Algo que deve ser superado, para que a LAI seja efetivada, subsidiando o monitoramento participativo dos Planos de Educação.


Fonte: Monitoramento participativo: fortalecendo a gestão democrática - De olho nos planos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cajamar participa da 1ª Conferência Intermunicipal de Educação sediada pelo município de Mairiporã

Considerada o evento preparatório para a CONAE/2018, os municípios de Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã, se ...