terça-feira, 31 de outubro de 2017

Cajamar realiza a 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - 1º dia de discussões

O 1º dia da conferência contou com os seguintes acontecimentos...

Abertura na Câmara Municipal de Cajamar
            
Os dias 27 e 28 de outubro de 2017 entraram para a história da educação em Cajamar com a realização da 1ª Conferência Municipal de Educação organizada pelo Fórum Municipal de Educação em parceria com a Diretoria Municipal de Educação. 

A temática abordada nesta conferência foi ‘A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação - PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica’. A ideia foi discutir, analisar e avaliar o Documento Referência da CONAE/2018, a fim de propor emendas em cada eixo de discussão que, posteriormente, serão apresentadas nas Conferências Estadual e Nacional de Educação. 

            A abertura do evento aconteceu no dia 27 de outubro, na Câmara Municipal de Cajamar, às 19h onde estiveram presentes diferentes representatividades da sociedade civil, dos profissionais da educação básica, do ensino profissionalizante e do ensino superior, representante do legislativo, diretores municipais de educação, cultura, assistência social, fundo social de solidariedade e os membros do Fórum Municipal de Educação. A Secretária de Educação e a Assistente Técnica da Educação de Franco da Rocha também marcaram presença. José Carlos Teles dos Santos, mestre de cerimônia, agradeceu a presença de todos.

Representantes que participaram da abertura
José Carlos Teles [Mestre de Cerimonia]

A mesa de autoridades foi composta por Jussara Possebon [Diretora de Educação], Fernanda Barbosa [Coordenadora do Fórum Municipal de Educação], Saulo Anderson [Vereador] e Prof. Eduardo Cezar da Silva [Palestrante da Conferência].

Mesa de autoridades no momento do Hino Nacional e de Cajamar

            Jussara Possebon iniciou os trabalhos da mesa ressaltando que, a partir desta conferência, é possível "abrir uma nova era na educação de Cajamar". Em seu discurso, enfatiza a temática abordada do evento e sua importância para as discussões educacionais do município.  Destaca ainda que "a verdade absoluta não está apenas em um ponto de vista, mas entre todos nós", desejando que, "nas discussões, possamos contribuir ativamente com as proposições e não perder a oportunidade de buscar o melhor para a educação".

Jussara Possebon, Diretora de Educação
Em seguida, Fernanda Barbosa, ao agradecer a presença de todos, destaca a importância do compromisso com a representação: "Eu aqui represento um monte de pessoas da educação", tendo em vista os presentes e os ausentes explicitando sua gratidão em relação à importância da participação. Salienta que este é um momento em que o município de Cajamar poderá trazer contribuições rumo a CONAE/2018 durante as discussões dos eixos.
 
Fernanda Barbosa, Coordenadora do Fórum Municipal de Educação

            Saulo Anderson, vereador deste município, ao tomar a palavra, relembra a todos que, em 2016, foi o responsável por apresentar dois requerimentos para a Câmara Municipal. Um deles versava sobre o desenvolvimento e a realização das metas do Plano Municipal de Educação e o outro sobre a constituição do Fórum Municipal de Educação que ainda não tinha sido realizada. Afirma que é muito satisfatório ver que hoje, este fórum, está constituído e cumprindo com um de seus papéis que é a organização da conferência municipal. Finaliza dizendo que "em nome de todos os vereadores a casa está aberta".

Vereador Saulo Anderson

            Após a abertura solene, a Professora Jaqueline Pinto Ferreira, membro do FME, realizou a leitura do Regimento Interno da Conferência para aprovação da plenária. Foi um momento importante e decisivo considerando todas as normas de participação e organização para o sucesso e a seriedade dos trabalhos. Após a leitura houve a votação da plenária que aprovou o referido regimento.

Jaqueline, membro do FME

Momento de aprovação do Regimento Interno da 1ª Conferência Municipal de Cajamar

            Dando continuidade aos trabalhos, o Prof. Eduardo Cezar da Silva iniciou a palestra que teve como temática a "A consolidação do sistema nacional de educação", ressaltando que seus alicerces ainda não estão firmes já que precisam ser consolidados. Em suas colocações, diz que o sistema nacional trabalha com um conceito onde não há superposição, mas uma articulação dos sistemas, explicando que sistema e estrutura são coisas distintas. Além disso, a vulnerabilidade social, educação à distância, parceria entre diretorias, educação integral x educação em tempo integral, valorização dos profissionais do magistério, plano de carreira e o debate incisivo e necessário sobre financiamento, já que em 2020 não haverá mais FUNDEB, foram alguns pontos de destaque da palestra. "Salário é uma parte importante da valorização, mas não a única. Temos que valorizar os processos educativos, trabalhar na escola que me de recursos materiais: ter jardim, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências. Isso é condição de trabalho e valorização profissional. Essas são premissas para a consolidação do sistema nacional".
Professor Eduardo Cezar da Silva, UNCME-SP
Andrea Dalcin
Coordenadora da Comissão de Mobilização e Divulgação do FME
            

sábado, 7 de outubro de 2017

Os indicadores de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação já estão definidos

Após as discussões, debates e estudos realizados entre os membros da Comissão Coordenadora do PME, os indicadores de monitoramento e avaliação já estão definidos. Destacamos que esses indicadores também serão utilizados pelo Fórum Municipal de Educação.

Os indicadores aprovados pela Comissão do PME foram os seguintes...

META 1 – EDUCAÇÃO INFANTIL

INDICADOR 1 – Atendimento e demanda de crianças de 0 a 3 anos na educação infantil.

INDICADOR 2 – Atendimento de crianças de 4 e 5 anos na Educação Infantil.

INDICADOR 3 – Quantidade e percentual de crianças atendida por classe em cada faixa etária nas redes municipal e privada.

INDICADOR 4 – Quantidade de adultos por criança em cada faixa etária.

INDICADOR 5 – Quantidade e porcentagem do que está consolidado, que merece atenção ou é inexistente nas escolas em relação às Dimensões e Indicadores de Qualidade na Educação Infantil avaliados pela comunidade e profissionais da escola.

META 2 – ENSINO FUNDAMENTAL

INDICADOR 6 – Atendimento quanto a universalização do ensino fundamental de 9 anos

INDICADOR 7 – Atendimento e remanejamento das crianças de 6 anos nas escolas de ensino fundamental

INDICADOR 8 – Concluintes do ensino fundamental e taxa de distorção idade-série

INDICADOR 9 – Quantidade e porcentagem do que está consolidado, que merece atenção ou é inexistente nas escolas em relação às Dimensões e Indicadores de Qualidade no Ensino Fundamental avaliados pela comunidade e profissionais da escola.

INDICADOR 10 – Metas estabelecidas e atingidas no IDEB

META 3 - ALFABETIZAÇÃO

INDICADOR 11 – Alfabetização das crianças ao final do 2º ano do ensino fundamental

META 4 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA

INDICADOR 12 – Oferta de Educação Inclusiva na rede regular de ensino

INDICADOR 13 – Oferta do Atendimento Educacional Especializado

META 5 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

INDICADOR 14 – Oferta e qualidade do ensino oferecido na Educação de Jovens e Adultos integrado a educação profissional

META 6 – EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

INDICADOR 15 – Jornada ampliada em parceria com o Projeto Mais Educação

INDICADOR 16 – Oferta de educação em tempo integral

INDICADOR 17 – Alunos matriculados em tempo integral

META 7 – ENSINO MÉDIO

INDICADOR 18 – Universalização do atendimento escolar para a população de 15 a 17 anos e percentual desta população no ensino médio

META 8 – FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

INDICADOR 19 – Professores com graduação e pós-graduação nas redes pública e privada

META 9 – PLANO DE CARGO E CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
Não há indicadores mensuráveis, no entanto destacamos que esta meta do PME ainda não foi cumprida apesar do prazo estipulado. Nesse sentido é fundamental apresentar fatos reais que motivaram o adiamento por parte da administração municipal. 

META 10 – VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A princípio, nesta meta, também há certa dificuldade para mensurar as previsões. Nesse sentido é preciso apresentar argumentos sobre as diversas previsões contidas nas estratégias.

META 11 – GESTÃO DEMOCRÁTICA

INDICADOR 20 – Espaços de participação na escola

INDICADOR 21 – Cargos e funções do magistério escolhidos por processos democráticos.

META 12 – MERENDA ESCOLAR
Meta que também não apresenta previsões para mensuração. As estratégias poderiam utilizar previsões da legislação nacional para assegurar qualidade como composição dos cardápios, teste de aceitabilidade, guarda das amostras, responsabilidade técnica, rotina de elaboração e prévia aprovação dos cardápios pelo CAE. 

META 13 – TRANSPORTE ESCOLAR

INDICADOR 22 – Oferta de transporte escolar

META 14 – FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
A Comissão Coordenadora do Plano Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação solicitarão um estudo orçamentário de cada meta durante o processo de monitoramento e avaliação.

INDICADOR 23 – Conclusão de obras e reformas

INDICADOR 24 – Construção de novas escolas de educação infantil e ensino fundamental





Plano Municipal de Educação será foco do debate na conferência dos dias 27 e 28 de outubro junto aos eixos da CONAE/2018

Os membros do Fórum Municipal de Educação decidiram realizar a Conferência Municipal estabelecendo uma comparação entre as metas e estratégias do Plano Municipal com o Plano Nacional. Isso se deve ao fato de o monitoramento e a avaliação estarem em processo após a conclusão dos indicadores que nortearão a avaliação do PME. Como o fórum foi instituído apenas em março/2017 e a Comissão Coordenadora em junho/2017, o trabalho de monitoramento não foi possível de ser concluído, visto que também os indicadores de avaliação não havia sido produzidos.

Com isso, comparar os planos nacional e municipal permite que a realidade da educação municipal seja  o foco da discussão e os possíveis alinhamentos junto ao PNE poderão ser realizados, assim como os destaques e sugestões dentro de cada eixo de discussão.

Membros do FME com o Prof. Carlos Sanches

Em reunião com o Prof. Carlos Sanches, do Instituto Natura, os membros do fórum municipal reafirmaram a importância de, em uma conferência municipal, discutir-se o Plano Municipal, pois sem esse debate a conferência não teria sentido.
Reunião dos membros do FME e da Comissão Coordenadora do PME com o Prof. Carlos  Sanches


segunda-feira, 2 de outubro de 2017

O trabalho do FME é divulgado durante as formações de professores

Claudinez e Eunice divulgam as ações do fórum, bem como a temática da I Conferencia Municipal de Educação nos encontros de formação de professores e, com essa ação, tiram dúvidas, mobilizam a participação dos professores, compartilham experiencias e apresentam os materiais produzidos pelo fórum.

Eis alguns desses momentos que marcam a identidade do fórum...

Eunice e Claudinez na reunião de diretores de escola

Divulgação dos trabalhos para os professores de Educação Física
Equipe de divulgação com os professores de História.

Claudinez e Eunice Magalhães são as responsáveis por organizar a divulgação do FME nas escolas municipais

Claudinez na EMEB Prof. Antonio Carlos Carvalho
Karla na EMEB Thays de Almeida Alves
Dando continuidade para as ações de mobilização e divulgação do FME e da I Conferencia Municipal de Educação de Cajamar, Claudinez e Eunice Magalhães planejaram e organizaram todo um cronograma de visitas nas escolas municipais. As visitas ocorrem toda segunda e terça-feira nos horários de HTPCs.

Para esses momentos houve todo processo de planejamento, impressão de material, produção de folder para materializar e marcar as ações de divulgação.

Confira um pouco dessas visitas...
A divulgação nas escolas não para de crescer... O FME agradece a todos.

Claudinez, Richardes e Maria da Cruz na EMEB República do Panamá
                                                                                     

Karla e Eunice em mais uma visita...
Eunice compartilha com o grupo de professoras uma das características do FME... OLHO NO OLHO e proximidade com a rede
Divulgação do FME e da Conferencia na EMEB Vera Almeida

EMEB Eva Rosa abre suas portas para Caludinez e Richardes

EMEB Josué Moreira Sena recebe o Fórum Municipal de Educação na escola


Com a intenção de divulgar os trabalhos realizados, os membros do Fórum Municipal de Educação vem, semanalmente, divulgando as ações realizadas ao longo do ano, bem como a 1ª Conferencia Municipal de Educação. Desta vez, foi a EMEB José Moreira Sena que abriu suas portas para conhecer os materiais já produzidos pelo fórum, para discutir a importância da participação e como isso pode fazer diferença na qualidade da educação municipal.

Tanto a gestão como as professoras parabenizaram o fórum sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido e disseram não imaginar que todo esse movimento acontecia na rede. Além disso, desconheciam toda produção que há neste colegiado e afirmaram que este material [boletins informativos, blog, folder] podem contribuir para formação de profissionais.

O FME solicita que todos que tiverem acesso as produções realizadas compartilhem com seu grupo para que, cada vez mais, esse trabalho possa ser divulgado e compreendido enquanto algo que, realmente, possa fazer a diferença no município de Cajamar.
Professoras apreciam os boletins informativos do FME
Direção e professoras apreciam os materiais elaborados pelo FME e explicitam a importância desses materiais para a rede

Equipe escolar conhece o blog do FME

Cajamar participa da 1ª Conferência Intermunicipal de Educação sediada pelo município de Mairiporã

Considerada o evento preparatório para a CONAE/2018, os municípios de Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã, se ...