Após as discussões, debates e estudos realizados entre os membros da Comissão Coordenadora do PME, os indicadores de monitoramento e avaliação já estão definidos. Destacamos que esses indicadores também serão utilizados pelo Fórum Municipal de Educação.
Os indicadores aprovados pela Comissão do PME foram os seguintes...
META 1 – EDUCAÇÃO INFANTIL
INDICADOR 1 – Atendimento e
demanda de crianças de 0 a 3 anos na educação infantil.
INDICADOR 2 –
Atendimento de crianças de 4 e 5 anos na Educação Infantil.
INDICADOR 3 – Quantidade
e percentual de crianças atendida por classe em cada faixa etária nas redes
municipal e privada.
INDICADOR 4 – Quantidade de adultos por criança
em cada faixa etária.
INDICADOR 5 – Quantidade
e porcentagem do que está consolidado, que merece atenção ou é inexistente nas
escolas em relação às Dimensões e Indicadores de Qualidade na Educação Infantil avaliados pela
comunidade e profissionais da escola.
META 2 – ENSINO FUNDAMENTAL
INDICADOR 6 – Atendimento
quanto a universalização do ensino fundamental de 9 anos
INDICADOR 7 –
Atendimento e remanejamento das crianças de 6 anos nas escolas de ensino
fundamental
INDICADOR 8 – Concluintes do ensino fundamental
e taxa de distorção idade-série
INDICADOR 9 –
Quantidade e porcentagem do que está consolidado, que merece atenção ou é
inexistente nas escolas em relação às Dimensões e Indicadores de Qualidade no Ensino
Fundamental avaliados pela comunidade e profissionais da escola.
INDICADOR 10 –
Metas estabelecidas e atingidas no IDEB
META 3 - ALFABETIZAÇÃO
INDICADOR 11 –
Alfabetização das crianças ao final do 2º ano do ensino fundamental
META 4 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA
INDICADOR 12 – Oferta de
Educação Inclusiva na rede regular de ensino
INDICADOR 13 – Oferta do
Atendimento Educacional Especializado
META 5 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
INDICADOR 14 – Oferta e qualidade do ensino oferecido na
Educação de Jovens e Adultos integrado a educação profissional
META 6 – EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
INDICADOR 15 – Jornada ampliada em parceria com o Projeto
Mais Educação
INDICADOR 16 – Oferta de educação em tempo integral
INDICADOR 17 – Alunos matriculados em tempo integral
META 7 – ENSINO MÉDIO
INDICADOR 18 – Universalização do atendimento escolar para a
população de 15 a 17 anos e percentual desta população no ensino médio
META 8 – FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
INDICADOR 19 –
Professores com graduação e pós-graduação nas redes pública e privada
META 9 – PLANO DE CARGO E CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DA
EDUCAÇÃO.
Não há indicadores mensuráveis, no entanto destacamos que esta meta do PME ainda não foi cumprida apesar do
prazo estipulado. Nesse sentido é fundamental apresentar fatos reais que
motivaram o adiamento por parte da administração municipal.
META 10 – VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A princípio, nesta meta, também há certa dificuldade
para mensurar as previsões. Nesse sentido é preciso apresentar argumentos sobre
as diversas previsões contidas nas estratégias.
META 11 – GESTÃO DEMOCRÁTICA
INDICADOR 20 – Espaços de participação na escola
INDICADOR 21 – Cargos e funções do magistério escolhidos
por processos democráticos.
META 12 – MERENDA ESCOLAR
Meta que também não apresenta previsões para
mensuração. As estratégias
poderiam utilizar previsões da legislação nacional para assegurar qualidade
como composição dos cardápios, teste de aceitabilidade, guarda das amostras,
responsabilidade técnica, rotina de elaboração e prévia aprovação dos cardápios
pelo CAE.
META 13 – TRANSPORTE ESCOLAR
INDICADOR 22 – Oferta de
transporte escolar
META 14 – FINANCIAMENTO DA
EDUCAÇÃO
A Comissão Coordenadora do Plano Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação solicitarão um
estudo orçamentário de cada meta durante o processo de monitoramento e
avaliação.
INDICADOR 23 – Conclusão de
obras e reformas
INDICADOR 24 – Construção de
novas escolas de educação infantil e ensino fundamental
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